Jornal Folha Popular
Image default
Destaque da Semana Política Questões Raciais

Povo de Santo discute relações políticas em Lauro de Freitas

Lideranças e autoridades religiosas de terreiros de candomblé de Lauro de Freitas se reuniram no último sábado (14), para debater a agenda política da cidade e pautar estratégias para estabelecer um novo modelo de relação política entre as comunidades religiosas e o poder público local.

A reunião convocada por André Siqueira, Taata Zaragosí, aconteceu no Ilê Axé Ewa Olodumare, no Capiarara, casa comandada pela Iyalorixá Márcia D’Ogun  e contou com a presença de cerca de trinta lideranças religiosas e representantes de movimentos sociais que atuam no campo da defesa, manutenção e desenvolvimento das comunidades de matriz africana.

Após realizarem uma análise de conjuntura acerca das relações sócio-políticas e identificar as frágeis relações unilaterais estabelecidas e os riscos futuros que se apresentam à pratica da fé africana, tanto no abito municipal, quanto estadual e federal, os participantes entenderam que é TEMPO de mudanças na condução desse processo.

Taata Zaragosí, que é diretor da FENACAB, membro do Coletivo Mesa de Ogans, presidente da ONG Equilíbrio Social e parceiro da Rede Orooni disse que os casos de intolerância e ódio religioso crescem a cada dia e que somados ao racismo institucional trazem prejuízos sem precedentes às comunidades terreiros.

“Não podemos conceber uma política onde a prefeita do município se reúne, num evento festivo, apenas uma vez no ano com o povo de santo e por outro lado tem agenda semanal com outros seguimentos religiosos… isso está errado. Somos mais de 400 terreiros nessa cidade e isso tem que ser respeitado”. Afirmou.

Zará explicou ainda que esse foi o primeiro encontro de bairro do povo de santo e que outra comunidades estão se organizando, para também fazer o debate sobre o cenário político e o povo de santo. O próximo encontro está programado para o mês de outubro no bairro de portão

Por: Ricardo Andrade

Postagens Relacionadas

Jornada Pedagógica renova esperança dos profissionais de educação de Lauro de Freitas

Ricardo Andrade

Grupo de teatro de Lauro de Freitas lança produto para youtube

Ricardo Andrade

Tucanos ameaçam deixar PSDB caso Tasso permaneça na presidência

Ricardo Andrade

Deixe Um Comentário

Este site usa cookies, para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais...