Jornal Folha Popular
Image default
Comunidade

Mãe de Santo denuncia alagamento em Portão

A Mãe de Santo, Thiffany Odara do terreiro Oya Matamba de Kakuruca, localizado na Boca de Mata em Portão, publicou um vídeo na rede social, na manhã desta sexta-feira (10), denunciado alagamentos em sua comunidade.

Thiffany afirma que não só o espaço sagrado, mas toda a comunidade, com mais de mil famílias sofre com os alagamentos. Segundo a religiosa, desde 2005 que ela luta junto as autoridades para que a situação do córrego 2 irmãos, responsável pelos alagamentos, seja resolvido, mas que nenhuma solução concreta foi apresentada até então.

“A gente não consegue sair de casa… Nosso material de construção é levado pela água… A prefeitura precisa resolver essa situação, não aguentamos mais, sempre que chove forte é a mesma coisa”. Desabafou.

Procurado pela redação do Folha, Edemilton Felix, conhecido como Russo, superintendente da Defesa Civil, informou não ter conhecimento sobre o caso específico do terreiro, mas afirmou que as equipes já estão nas áreas alagadas da comunidade da Boca da Mata.

Ainda segundo o superintendente, um trabalho de prevenção foi realizado. Russo afirma que cerca de 200 famílias de áreas de risco foram beneficiadas com o bolsa aluguel e antecipadamente retiradas dessas áreas de alagamentos.

“Estamos fazendo tudo que é possível, mas é preciso compreender que a ocupação irregular dos terrenos é a principal responsável por esses problemas. Muitas das vezes, as pessoas ocupam e constroem suas residências desrespeitando os limites dos rios e córregos. Se realizássemos um serviço de limpeza e drenagem dos córregos, devolvendo a eles o espaço original dos seus leitos, muitas pessoas perderiam suas residências. Contudo sabemos e temos o compromisso com a população e tentamos fazer todo o possível dentro das limitações impostas”.

Russo citou também a necessidade de a população ajudar na manutenção da limpeza desses canais. Segundo ele, até carrinho de mão já foi retirado de dentro dos córregos.

A agencia clima tempo prevê um volume de 40mm de chuva para sexta e sábado para Lauro de Freitas. O volume que caiu na manhã dessa sexta equivale apenas a 2mm desse total. As autoridades estão em alerta.

Por: Ricardo Andrade

Postagens Relacionadas

Merenda escolar em Lauro de Freitas pode ser fornecida por agricultores do Quingoma

Ricardo Andrade

Movimento LGBTTs realizará a IVª semana da diversidade em Portão

Ricardo Andrade

Infiltração traz temor de desabamento no residencial Quinta da Glória em Lauro de Freitas

Ricardo Andrade

Deixe Um Comentário

Este site usa cookies, para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais...