Jornal Folha Popular
Image default
Política

Jones Carvalho disputa presidência do PT em Lauro de Freitas

Entrevista com Jones Carvalho, candidato da chapa ‘PT Unido e Forte’, campo composto pela Reencantar

O Jornal Folha Vermelha, em parceria com o Folha Popular traz, em primeira mão, o resumo das entrevistas realizadas com os candidatos(as) a presidência do PT de Lauro de Freitas.

Veja, nessa edição, as respostas do candidato Jones Carvalho, da chapa “PT Unido e Forte”, campo composto pela Reencantar.

Folha – Folha Vermelha e o Jornal Folha Popular querem saber qual a importância do Processo de Eleições Diretas do PT – PED. Nos conte como você acredita que isto pode ajudar na política partidária.

Jones – O PT é um partido surgido dos movimentos sociais, das lutas populares, com um profundo compromisso democrático. O PED é o momento em que os militantes definem a linha política e a direção que irá conduzir o partido, na conjuntura que se apresenta. É, portanto, muito importante, garantindo o caráter democrático e popular.

Folha – O que fez sua candidatura se consolidar? Quais suas bandeiras?

Jones – Minha candidatura surgiu a partir de alguns companheiros que entenderam, que a experiência política, aliada à capacidade de aglutinar; à firmeza ideológica e a defesa do caráter democrático do partido, seriam fundamentais para dirigir, o mesmo, nesse momento difícil da vida nacional.
Essa discussão foi aprofundada e levada ao partido. Defendemos que a direção, partidária, deve ser colegiada, democrática e ligada às lutas populares. Caberá à nova direção, trabalhar pela reeleição de Moema e a ampliação de vereadores eleitos nas próximas eleições. Caberá, ainda, à mesma, conduzir o partido contra as medidas e ações do governo Bolsonaro.

Folha – No dia 08 de outubro, dia das eleições, o que pode mudar na política petista?

Jones – Muda a direção, será aprovada uma nova formulação política que definirá as ações do PT, nos próximos anos. O partido irá ser fortalecido com uma nova direção e novas resoluções, ele sempre se fortalece nesses momentos.

Folha – O PT da cidade teve um presidente vereador, agora apresenta candidaturas com outros perfis, quais as suas características e experiências que poderão ajudar o PT?

Jones – Tenho 52 anos de militância política, já que em 1967 comecei a militar numa organização clandestina que lutava contra a ditadura. Fui militante sindical nos metalúrgicos de Conagem e petroquímicos em Camaçari; trabalhei no Legislativo, no mandato do então deputado federal, Jaques Wagner, trabalhei nas prefeituras de Alagoinhas e Camaçari onde, além de outras atividades, coordenei o Orçamento Participativo; Trabalhei no Governo Federal, nos primeiros anos do governo Lula e no estadual, por 8 anos, no cargo de Ouvidor Geral do Estado, do governo Wagner; exerci o cargo de Superintendente Geral na FLEM, no primeiro governo Rui; fui presidente municipal do PT de Camaçari; participei da executiva estadual do PT Bahia e da direção nacional do PT, além de membro do coletivo nacional de formação do PT, atividade a qual me dedico, desde o movimento sindical. Tenho, portanto, experiência partidária e administrativa nos 3 níveis, municipal, estadual e federal, assim como militância em movimentos sociais e políticos há mais de 52 anos. Sem dúvida, a experiência pessoal, aliada à direção colegiada, com a força da militância e a parceria com nossa prefeita, nos dará condições de fortalecer o PT em nosso município.
Atualmente estou à frente da Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos na SJDHDS.

Folha – A cidade vive um momento de surgimento de muitas pré-candidaturas, o que a chapa deve preparar para 2020?

Jones – As diversas candidaturas assim como as 3 chapas, propiciarão bons debates, se conseguirmos manter um bom nível de disputa, como devem ser todas, entre companheiros. Ao contrário, se o nível da disputa for desleal, servirá apenas aos adversários.
A preparação de 2020 não será de uma chapa, mas da nova direção que sair do PED.

Folha – Todo mundo já comenta o processo de candidatura da prefeita Moema Gramacho, o PT avalia como, o governo? Os partidos aliados devem esperar que o novo ou nova presidente, queira mudar a política de alianças?

Jones – Nossa avaliação é que, apesar da crise econômica e das perseguições do governo Bolsonaro, Moema tem conseguido fazer bastante coisas em nosso município. Aprovamos e temos orgulho do nosso governo e da nossa prefeita.
Em relação à política de alianças e a estratégia para as eleições de 2020, serão definidas pelas instâncias partidárias e não pela presidência do partido.

Folha – O PT perdeu nacionalmente uma importante eleição, quais os impactos que os filiados estão sentindo?

Jones – O governo Bolsonaro se elegeu com uma campanha de fakenews e incentivando à violência, não apresentou um programa de governo. Entretanto, tem feito uma pauta conservadora, de ultradireita. Tem feito sucessivas retiradas de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, dos movimentos sociais e do povo em geral. Nosso sentimento é de total oposição.

Folha – E o governo Bolsonaro? Devemos acreditar num Impeachment? Os petistas sairão às ruas para derrubar Bolsonaro?

Jones – Tendo sido eleito com mentiras e com a retirada da candidatura de Lula, por um processo judicial vergonhoso, eivado de ilegalidades, tal governo é ilegítimo e devemos combatê-lo e enfrentá-lo pelo bem do nosso povo, do nosso país. Estaremos nas ruas pelo Impeachment e por Lula livre.

Jones – Qual ou quais os equívocos da atual direção partidária, que não serão cometidos, caso sua candidatura saia vitoriosa?

Jones – Não vejo equívocos, vejo dificuldades que precisam ser enfrentadas. Entendo que a melhor forma de enfrentar as dificuldades, é constituir uma direção colegiada e solidária.

Por: Ricardo Andrade

Postagens Relacionadas

Promotoria investiga ameaça a adolescente por motivação política na BA

Ricardo Andrade

STF decide que sacrifício de animais em cultos religiosos é constitucional

Ricardo Andrade

Ricardo Andrade e a luta pela garantia dos Direitos Humanos em Lauro de Freitas

Ricardo Andrade

Deixe Um Comentário

Este site usa cookies, para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais...