Jornal Folha Popular
Image default
Cultura Questões Raciais

Identidade afirmada. Patrimônio preservado

A polêmica acabou. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acatou a reivindicação dos movimentos sociais que pediam intervenção da gestora no processo de reforma do Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira em Portão.

Segundo representantes dos conselhos de cultura e igualdade racial, o projeto de reforma violava princípios africanos de organização política, social e cultural. Uma carta conjunta, assinada pelos dois conselhos e que relatava as infrações contidas no projeto, foi entregue à prefeita.

No documento, os movimentos sociais destacaram a insatisfação para com a retirada das cores Pan-africanas que identificam o espaço e criticaram a fixação das cadeiras no auditório, que contraria o modo africano de se organizar.

A prefeita mandou suspender, imediatamente, a colocação das cadeiras e autorizou a substituição, atendendo a solicitação dos movimentos. Quanto às cores, o secretário de Cultura, assumiu o compromisso de atender à reivindicação, colocando plotagens coloridas, intercaladas nos vidros laterais.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Alcides Carvalho, disse que o papel do conselho é aconselhar, e que, acatar ou não, a sugestão dos conselhos, é uma prerrogativa do governo. Alcides revelou a satisfação dos movimentos e acrescentou que o diálogo entre governo e sociedade civil, sempre se deu de forma respeitosa e autônoma.

O secretário municipal de governo, Lula Maciel, que ajudou na intermediação do diálogo, disse que nunca houve e nem haverá, num governo conduzido pela prefeita Moema Gramacho, a possibilidade do não diálogo com as organizações sociais.

“Nosso governo foi construído e é pautado nos anseios e desejos das comunidades. A postura da nossa gestora não poderia ser outra, que não acatar o desejo popular”. Finalizou.


Por: Ricardo Andrade

Postagens Relacionadas

Ruth E. Carter e Hannah Beachler da produção de ‘Pantera Negra’ fazem história no Oscar 2019

Ricardo Andrade

Dupla Jorge e Mateus desembarca em Salvador para apresentação da turnê ‘Único’

Ricardo Andrade

30 Anos da Unegro: A Importância do Movimento Negro na Formação do Brasil

NeyBarbosa

Deixe Um Comentário

Este site usa cookies, para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais...